Tecnologia de Informação e comunicação como uma mais-valia para o ambiente corporativo!

Tecnologia de Informação e comunicação como uma mais-valia para o ambiente corporativo!

Já foi lido 130vezes!

Com o avanço da tecnologia, há cada vez mais meios de transferência de dados de forma eficaz e rápida. Daí a necessidade das empresas, ou de todas entidades envolvidas em actividades económicas, acederem a essas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). As TICs conferem às empresas vantagens como:

1. Redução de custos

A redução de custos é uma preocupação constante das corporações em qualquer sector de atuação. Afinal, o aumento das receitas não trará um bom lucro se as despesas continuarem subindo.

A tecnologia ajuda muito na organização das finanças, dando mais visibilidade a todos os gastos da empresa. Com isso, é possível verificar em quais áreas é viável cortar excessos e realocar recursos.

Um bom sistema de gestão financeira permite a identificação de gastos excessivos com matéria-prima e a visualização de desperdícios.

2. Aumento da produtividade

A melhoria da produtividade é um dos desafios para o empresário que sempre busca formas de aumentar a receita obtida. À medida que a produtividade aumenta, torna-se possível entregar mais com a mesma base de recursos (ou até com menos).

A tecnologia traz grandes ganhos nesse aspecto, reduzindo ou até eliminando a necessidade de controles manuais. Além disso, ela também pode padronizar processos, garantindo que o desvio padrão dos fluxos de trabalho seja mínimo.

Com isso, reduz a incidência de erros ou a necessidade de retrabalho, assim diminuindo o tempo de produção. Os profissionais também são beneficiados, pois podem experimentar mais segurança ao longo do expediente e fazer entregas mais precisas.

3. Optimização e automação de processos

A automação de processos, além de tornar o trabalho mais rápido e eficiente, libera os funcionários para tarefas mais estratégicas e que exigem raciocínio, permitindo um melhor aproveitamento do capital humano.

4. Aumento do controle de qualidade

As máquinas estão menos sujeitas a erros do que o cérebro humano. Especialmente em actividades de produção em grande escala, o uso da tecnologia é essencial para manter o controle de qualidade dos itens.

Quando tratamos de atendimento ao cliente, um bom software é capaz de organizar e gerenciar as informações, dando um quadro completo do histórico do consumidor e permitindo um atendimento mais personalizado e satisfatório.

Além disso, a tecnologia facilita a análise de grandes volumes de dados, no intuito de identificargargalos que necessitam de correcção. Assim, passo a passo, torna-se possível melhorar e entregar resultados consistentes.

5. Melhoria da gestão de talentos

Com essa tecnologia é possível fazer contratações mais voltadas ao objectivo corporativo, acompanhar o desempenho e manter boas práticas de remuneração, optimizando o trabalho do RH e trazendo retorno para a organização.

6. Optimização da tomada de decisão diária

Boas tecnologias fornecem mais informações aos gestores, assim garantindo que tenham dados suficientes para reduzir a margem de erro e tomar decisões mais precisas. Isso tem um grande impacto na saúde do negócio, bem como na sua longevidade.

7. Melhoria da comunicação interna

Dentro do estabelecimento, a comunicação é uma poderosa aliada. Então, à medida que profissionais e líderes comunicam-se bem, podem trabalhar com alinhamento conjunto e aderência aos objectivos da empresa. Sem isso, é grande o risco de fracasso.

Uma boa tecnologia serve como um poderoso canal de comunicação, que gera fluidez ao que é dito e leva a mensagem do emissor até o receptor. Caso não exista um bom canal de comunicação interna, ainda que seus interlocutores estejam engajados, haverá problemas.

8. Optimização dos pontos de contacto com cliente

Existem muitos pontos de contacto entre o cliente e a empresa. Por exemplo, quando ele recebe um e-mail de pós-venda, visita sua rede social ou efectiva alguma compra no caixa. É necessário que cada ponto de contacto seja agradável, fluído e preciso.

No entanto, sem tecnologia, isso é impossível. A experiência do cliente seria mais travada, cheia de “gargalos” que poderiam afectar seu bem-estar e ânimo. O pós-venda também seria precário, dada a falta de capacidade tecnológica para processar e solucionar problemas existentes.

Por outro lado, o correcto uso da tecnologia garante uma experiência melhor. O cliente, então, torna-se mais satisfeito com a empresa, podendo até mesmo agir como um promotor da marca, recomendando-a para amigos, familiares e colegas de trabalho.

9. Crescimento da força de vendas

A actividade de venda é a essência de qualquer negócio privado. Ou seja, se uma empresa não comercializa seus bens/serviços, não consegue suprir as demandas latentes no mercado. A questão é que nem sempre é fácil vender, algumas vezes é bem difícil.

Nesse caso, a tecnologia apresenta-se como uma grande aliada, oferecendo soluções de ponta a ponta. O gestor pode, por exemplo, contar com softwares que analisam seus dados de vendas para identificar potenciais “gargalos” e sugerir melhorias específicas. Esse é um dos grandes benefícios da tecnologia na área de vendas.

10. Promove mais mobilidade diária

O actual mundo dos negócios está em constante movimento. Muitas lojas já operam em home office, clientes compram pela internet e negociações são fechadas por chat. Isso quer dizer que empresas não podem mais se “enraizar”; precisam ser móveis.

Novamente, a tecnologia oferece uma grande variedade de soluções. Visto que muitos softwares utilizam o chamado Cloud Computing, permitindo acessar seus dados de qualquer lugar por meio da nuvem — para isso, você só precisa de uma boa conexão com a internet.

Sendo assim, um gestor não precisa estar dentro da empresa para analisar dados de performance da sua equipe de vendas. Mas sim, pode fazê-lo de casa e acessar tais informações do seu smartphone pessoal, por meio de um software que opera na nuvem.

11. Subsidia o processo de transformação digital

Nos últimos anos, um termo que ganhou destaque foi a indústria 4.0, também conhecida como quarta revolução industrial. Ele refere-se ao avanço da humanidade para um mundo digital, dotado de mais conectividade, algoritmos sofisticados e máquinas inteligentes.

Essa transformação digital não é uma opção às empresas, mas sim uma obrigação. Caso uma loja deixe de modernizar suas operações, pode entrar em uma rota para o insucesso. Por outro lado, empresas líderes dessa transformação digital são mais prósperas e bem-sucedidas.

Aqui, novamente, a tecnologia ganha protagonismo. Portanto, somente com boas ferramentas digitais é possível manter o empreendimento suficientemente moderno, capaz de seguir os contornos da mudança digital, talvez até ditar algumas destas mudanças.

12. Permite a criação de modelos de negócios mais flexíveis

Pense no modelo de negócio como a arquitectura funcional de uma empresa. É a forma como ela capta, cria e entrega valor no mercado.

A tecnologia, felizmente, gerou mais flexibilidade na criação de modelos de negócios. Hoje, é possível monetizar por meio de inúmeros canais, assim como se relacionar com clientes de diversas formas e entregar os produtos vendidos por variados meios.

Essa flexibilização do modelo de negócio permite a criação de uma empresa mais customizada, pensada para suprir as necessidades e desejos do seu público-alvo. Isso não apenas beneficia a empresa, também gera inúmeras vantagens aos clientes.

Apesar de todas as vantagens apresentadas, há aspectos para os quais é de crucial importância que a empresa observe, dado risco de uma invasão, é imprescindível que a segurança esteja garantida. Para que isso suceda, é preciso contractar especialistas do ramo tecnológico que vão não só colocar o seu sistema à prova de qualquer invasão, mas também capacitar a todos os colabores para que façam bom uso das TICs.

 Olhando para a realidade de Moçambique, infelizmente ainda não usamos devidamente as TICs, primeiro porque aderimos pouco as ferramentas disponibilizadas por essa plataforma e, segundo, porque parte considerável das instituições que usam estas ferramentas, não observam a questão da segurança, ficando susceptíveis a invasões, o que facilmente vai descredibilizar as TICs. 

Para garantir eficácia na gestão há necessidade de:

  • Criar capacitações rotineiras para os técnicos, visto que as ferramentas das TICs são muito dinâmicas;
  • Motivar os técnicos, por meio de promoções ou ainda através de prémios de motivação. Isso garante satisfação, e maior produção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

pt_PT